D`Baixo de Água
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Herichthys Carpintis . Ficha

Ir para baixo

Herichthys Carpintis . Ficha Empty Herichthys Carpintis . Ficha

Mensagem  João Cunha Seg maio 14, 2012 8:02 pm

Arrow Herichthys Carpintis - (Jordan & Snyder) em 1899.

Arrow Características da água:
Esta espécie pode ser encontrada em águas duras ou mesmo muito duras, com valores de Ph compreendidos entre os 7,5 e os 9, e temperaturas entre os 18ºC e os 28ºC, que variam consoante a estação do ano. Pode habitar em águas transparentes como em águas em que a visibilidade não é superior a 1 metro.
Em aquário, podem ser mantidos peixes saudáveis em aquários sem termóstato, até temperaturas de cerca de 13ºC, sem qualquer tipo de inconveniente observável no comportamento do peixe, existindo apenas uma franca perda de apetite derivada à descida do metabolismo.

Arrow Alimentação:
Essencialmente omnívoro; detritos, matéria vegetal, alevins de outros peixes, pequenos insectos, gastrópodes.

Arrow Dimorfismo Sexual:
Os machos atingem em média um maior tamanho ( TL = 23 cm), ao passo que as fêmeas são mais pequenas (TL =19 cm), e apresentam geralmente uma característica mancha escura no centro da barbatana dorsal. A melhor forma de distinguir ambos os sexos, é no entanto, observar visualmente o orgão excretor e reprodutor, por um processo chamado de "Venting", segundo o seguinte esquema: Machos oo, Fêmeas o0. Esta é a prática mais segura de diferenciar ambos os sexos, e deve ser realizada, após a maturação sexual (TL = 13 cm), para que seja mais fiável.

Arrow Tamanho Máximo:
Na natureza, macho e fêmea não sobre passam, respectivamente os (TL = 23cm) e os (TL = 19 cm), se bem que em aquário é comum que cresçam até aos (TL = 25 cm).

Arrow Comportamento:
Espécie medianamente agressiva, conhecida por começar alguns desentendimentos dentro do aquário, alguns dos quais não está minimamente preparado para vencer, quando enfrenta espécies de maior porte. Existe uma maior probabilidade de sucesso, quando cresce juntamente com outras espécies e assim se habitua á sua presença, no entanto peixes adultos, quando mantidos sozinhos não devem ser postos no mesmo aquário do que outros ciclídeos americanos, pois tende a tomar como seu a maior área possível, no entanto tal não se verifica, quando mantidos com espécies de outro continente, como por exemplo ciclídeos do Lago Malawi.

Arrow Reprodução:
É uma espécie que se reproduz assim que atinge a sua maturação sexual, normalmente aos 10 cm. É escolhida uma superfície, normalmente lisa para a desova, que é limpa e na qual a fêmea pode depositar mais de 800 ovos, estes são arejados pela fêmea que por esta altura começa a ganhar a característica cor negra na metade posterior do corpo, que se estende pela zona ventral até á boca. Assim que nascem os alevins estes são mudados varias vezes de sitio, para diversas covas feitas pela fêmea, na tentativa de ocultar os alevins de possíveis predadores. Ambos os progenitores guardam atentamente a nuvem de alevins durante cerca de 8 semanas, podendo mesmo em aquário ser efectuada outra postura, sem que os pais comam os alevins, contudo estes devem ser retirados antes da eclosão da postura seguinte.Convém manter um olhar atento no casal em aquários pequenos, porque há uma grande probabilidade de desentendimentos entre macho e fêmea, que resulta quase sempre na morte da fêmea.

Arrow Tamanho mínimo do aquário:
Para que possa ser mantido e reproduzido com êxito até ao tamanho adulto em aquários decorativos ou biótopo, não devem ser usados aquários menores do que 1,20 mt (standard) , com muitos esconderijos para a fêmea, poder fugir das investidas do macho.

Arrow Outras Informações:
Descrito inicialmente como pertencendo ao género Neetropolus, foi descrito anos depois, sem que os seus autores se apercebessem de que estavam a descrever a mesma espécie, já anteriormente descrita por Jordan et al.

•Neetroplus carpintis, Jordan et al, 1899, original combination.
•Heros teporatus, Fowler, 1903, junior synonym.
•Cichlosoma laurae, Regan, 1908, junior synonym.

O exemplar primeiramente descrito, foi colectado na Laguna del Carpintero, e daí o seu nome. No presente momento não se encontram mais Herichthys carpintis, neste Lago, porque se encontra fortemente poluído.


Arrow População:
Espécie polimórfica, que pode apresentar alguns padrões diferentes consoante o local da sua zona de distribuição, que engloba a costa Leste do México, até ao Rio Soto La Marina a Norte,e a Sul a Bacia do Rio Panuco, Laguna de Tamiahua.
A Norte na zona de transição, entre esta espécie, e Herichthys cyanoguttatus, podem ser encontradas varias populações com padrões intermédios, apelidados de "small spots", o que poderá indicar, uma mudança gradual de padrão, derivado à latitude, e condições impostas por esta, ou simplesmente uma zona de Hibridação natural entre as duas espécies, formando uma população constituída por um padrão intermédio.

Arrow As populações mais conhecidas são:

"Escondido", da Laguna de la Vega Escondida
"Chareil", da Laguna Chareil
"Laguna de la Puerta", do Lago com o mesmo nome, adjacente à Laguna Chairel

Obrigado e quem quiser manter esta espécie aconselho, pois, mantenho-a e é espetacular . Boa sorte .
João Cunha
João Cunha
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 16/04/2012
Idade : 24
Localização : Ferreiros/Braga

https://aquariofilia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos