Ficha - pseudotropheus demasoni

Ir em baixo

Ficha - pseudotropheus demasoni

Mensagem  João Cunha em Sab Maio 05, 2012 5:58 pm


Foi uma especie descuberta por Konings em 1944.

Arrow Biótopo:
Lago Malawi - Mbunas

Arrow Distribuição Geográfica / População:
Encontra-se apenas nas imediações de Ndumbi Point e Pombo Rocks, sendo Pombo Rocks um local muito próximo de Mbundo Point. Não existem diferenças morfológicas significativas entre populações.

Arrow Características da água:
Arrow Temperatura: 23ºC a 28ºC
Arrow Ph: 7.8 a 8.6
Arrow Kh: 4 a 8º

Arrow Alimentação:
No lago alimentam-se da biocobertura das rochas. Esta biocobertura é um sistema biológico composto por algas e um largo número de minúsculos invertebrados que nelas vivem (denominados de aufwuchs). Peixes recém-nascidos que sejam encontrados também fazem parte da sua dieta. Em aquário devem ser alimentados com comida própria para peixes consentâneos com uma alimentação rica em matéria vegetal.

Arrow Dimorfismo Sexual:
São dos Mbunas mais difíceis de identificar. Ambos os sexos são de cor azul-claro com faixas verticais largas de um azul muito forte, que por vezes podem ficar praticamente pretas quando um macho está dominante. Ao contrário da maioria dos Mbunas, nesta espécie também a fêmea tem uma coloração muito apelativa, daí a dificuldade na sua sexagem. Quando adultos, a fêmea é visivelmente mais pequena, sendo essa uma forma de distinção, correndo-se ainda assim o risco de confundir uma fêmea adulta com um macho mais jovem.

Arrow Tamanho Máximo:
Macho por volta de 7/8 cm. A fêmea fica mais pequena.

Arrow Comportamento:
Apesar do seu reduzido tamanho são peixes extremamente corajosos e com níveis de agressividade em tudo semelhantes a peixes de maior porte. Os machos não se toleram entre si, assim como a indivíduos de cores semelhantes. Daí a escolha dos companheiros ter que ser feita com algum rigor e cuidado. De preferência deve ser mantido um harém de várias fêmeas para um único macho, dada a insistência deste em acasalar. Desta forma evita-se que seja sempre a mesma fêmea a sofrer as agressivas investidas do macho.

Arrow Reprodução:
Incubador bocal maternal. O acasalamento realiza-se num local para onde o macho atrai a fêmea num ritual de movimentos giratórios sobre os ovos depositados. No ritual, a fêmea deposita ovo a ovo no solo, o macho fertiliza-o e a fêmea coloca-o na boca dando início à incubação. Ao fim de 10 dias os ovos eclodem mas a fêmea irá protegê-los na sua boca durante mais 15 dias. No final do período de incubação os alevins são libertados, completamente formados e auto-suficientes para procurarem a sua própria alimentação. O número de ovos por cada incubação depende do tamanho da fêmea sendo normalmente entre 5 e 15.

Arrow Tamanho mínimo do aquário:
150cm de frente.

Arrow Outras Informações:
Uma espécie fascinante mas que não se destina a principiantes. O seu reduzido tamanho leva a que muitas vezes sejam encarados como peixes mais pacíficos, o que é totalmente falso. Manter 2 machos num mesmo aquário deverá estar fora de questão, a menos que seja um aquário de grandes proporções. São peixes que revelam uma grande personalidade e coragem e existem relatos de peixes com um porte muitíssimo superior (Nimbochromis venustus, Sciaenochromis ahli, etc...) que são completamente dominados e mesmo mortos por estes pequenos “terroristas”. Sem dúvida alguma uma espécie a considerar, mas com todos os cuidados e riscos inerentes à sua manutenção.
avatar
João Cunha
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 16/04/2012
Idade : 19
Localização : Ferreiros/Braga

Ver perfil do usuário http://aquariofilia.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum